sábado, 27 de junho de 2009

Serra de Sintra Passeios Pedestres, 4

Serra de Sintra Passeios Pedestres
4. Pena - Capuchos


Duração: 1h30m. Extensão: 3,7km. Vegetação: mista




Descrição do Passeio

Frente ao portão do Parque da Pena abre-se um caminho que desce suavemente para Sul. Cerca de 900 metros à frente, acesso à esquerda, ao passeio Pena - Lagoa Azul - Penha Longa.

O caminho segue depois na direcção do poente sem grandes declives, contornando a crista da Serra pelo lado de Cascais, proporcionando belos panoramas desde a praia do Guincho, toda a embocadura do Tejo, Costa da Caparica, até ao Cabo Espichel.
É nesta encosta que nos últimos anos têm deflagrado alguns incêndios de maiores proporções, pelo que actualmente, a vegetação é predominantemente rasteira.

Atingida a Quinta do Saldanha siga pela estrada asfaltada cerca de 500 metros, entrando depois na Tapada do parque de campismo dos Capuchos.

Poderá utilizar este parque de campismo para aumentar os seus conhecimentos da Serra de Sintra, usando-o como base de partida para vários passeios diários. Depois da obrigatória visita ao Convento dos Capuchos poderá deliciar-se com o excelente panorama que se vislumbra do vizinho miradouro do Alto da Três cruzes: na costa, a Praia das Maçãs, depois a Ericeira, mais à direita o Convento de Mafra, com toda a região saloia estendendo-se sob a vista; sob a Serra algumas quintas da zona de Colares e todo o vale da Ribeira do mesmo nome, nascendo do lado do Castelo dos Mouros e Palácio da Pena. Ao anoitecer, se tiver sorte, poderá observar o nevoeiro saindo do mar e subindo a Serra, enquanto uma coruja pia dos lados do monge!

Sem comentários:

Enviar um comentário