domingo, 28 de junho de 2009

Serra de Sintra Passeios Pedestres, 9

Serra de Sintra Passeios Pedestres
9. Praia das Maçãs - Praia da Adraga



Duração: 1h30m. Extensão: 3,5km. Vegetação: arbustos.
Autocarros: Sintra-Cascais; Sintra-Fontanelas; Sintra-Almoçageme; Sintra-Praia Adraga

Descrição do Passeio

Na Praia das Maçãs visite o tholos do Outeiro das Mós (2000 a.C.), sobranceiro à povoação.

Inicie o passeio atravessando a ribeira de Colares, junto à foz, pela praia, e suba as arribas passando por cima da Praia Pequena. Desça depois à Praia Grande e observe no topo sul os estratos calcários que a intrusão do batólito granítico (afinal de contas, a Serra) levantou à vertical, deslocando-os e partindo-os (ver as folhas geológicas assinaladas no desenho anexo).

Suba as escadinhas que levam ao Calhau do Corvo. Enquanto sobe repare nos "amolgões" no paredão à sua direita. Não tenha medo da sua imaginação: é que são mesmo pegadas de dinossauros! Esta jazida, descoberta somente em 1981, é constituída por 66 pegadas de animais bípedes (11 rastos diferenciados) e tetrápades.

Siga sempre sobre as arribas marinhas observando as características paliçadas de canas protegendo a vinha do vento. Há um projecto de construção de um grande complexo turístico a apenas algumas centenas de metros da costa, nesta zona; dê noticias para alguns jornais regionais se vir algum sinal de desrespeito pelo "habitat".

Desça até à Praia da Adraga mas poderá continuar até ao Cabo da Roca [passeio Praia da Adraga - Cabo da Roca].


Sem comentários:

Enviar um comentário