domingo, 13 de março de 2011

Os GDUP em Algueirão-Mem Martins


Os GDUP- Grupos Dinamizadores de Unidade Popular foram uma organização política criada em 1976 em torno da candidatura de Otelo Saraiva de Carvalho à Presidência da República.

Essas primeiras eleições presidenciais após o 25 de Abril de 1974 tiveram lugar a 27 de Junho de 1976, sendo candidatos Ramalho Eanes (o vencedor, apoiado pelo CDS, PPD, PS, PPM, PCP-ml e MRPP, com 61,59 % dos votos), Otelo (com 16,46 %), Pinheiro de Azevedo (14,37 %) e Octávio Pato (PCP 7,59%).

Emblema da candidatura de Otelo


Os GDUP constituem-se então à volta da candidatura de Otelo, com apoio de partidos então designados como de "extrema esquerda": UDP-União Democrática e Popular, MES-Movimento de Esquerda Socialista, FSP-Frente Socialista Popular e PRP-BR Partido Revolucionário do Proletariado-Brigadas Revolucionárias.

Esses Grupos virão a constituir-se como partido político em Outubro de 1976, concorrendo nessa condição às eleições autárquicas de 12 de Dezembro de 1976, onde viriam a obter apenas 2,44 % a 2,54 % dos votos. O/os GDUP é extinto em Dezembro de 1977.

Na freguesia de Algueirão-Mem Martins os GDUP tiveram razoável expressão, eleitoralmente bastante acima da média nacional: nas eleições autárquicas os resultados forma de 5,3 % para a Câmara Municipal e de 6,1 % para a Assembleia Municipal. A expressão "efectiva" era também elevada, merecendo, designadamente grande apoio dos trabalhadores e operários das grandes fábricas (ainda as havia, na altura).
Dos arquivos desses tempos retiramos alguns folhetos sobre a campanha eleitoral para as presidenciais e o congresso dos GDUP; num segundo post apresentaremos elementos sobre os GDUP nas autárquicas de 1976 em Algueirão-Mem Martins.
- Eleições presidenciais:
  • Folheto/convocação de sessão de 01.Jun.1976 do Pró-GDUP de Algueirão-Mem Martins - 2 pág. A5 (frente e verso)
  • Folheto/convocação de sessão, s/ data (datável a Jun.1976), do Pró-GDUP da MESSA - 1 pág. A5

Autocolante da candidatura de Otelo

- Congresso dos GDUP (Nov.1976):


  • Folheto/convocação de sessão, s/ data mas datável de Set.1976

Autocolante do congrsso do GDUP

Sem comentários:

Enviar um comentário